quinta-feira, 12 de junho de 2008

O iogurte

Todos nós já ouvimos regular da nossa dieta. São ricos em vitaminas, minerais e proteínas. Estas propriedades fizeram com que se tomasse um alimento regular da nossa dieta.


Como se forma o iogurte?


O iogurte resulta da fermentação láctea do leite.
Nesta reacção química, intervêm com catalisadores umas bactérias com nomes bastante complicados: loctabolhos burricos e estreptococcus thermophilus. São estas bactérias que transformam a lactose, o açúcar do leite, em ácido láctico e em outros compostos aromáticos.
A acides resultante deste processo altera as propriedades dos proteínas do leite, fazendo com que ele coalhe e forme iogurte. O leite coalhava preserva a gordura, os minerais e o conteúdo de vitaminas do leite puro, mas apresenta bastante menos lactose, sendo, pois isso, um alimento de mais fácil digestão que o leite.
O necessário para que esta transformação ocorra é denominado tempo de incubação ou de fermentação. A ingestão das bactérias presentes no iogurte é vantajoso para nos, pois estas facilitam a digestão, melhoram o funcionamento do intestino e aumentam a nossa resistência natural a doenças do tracto intestinal.

Sem comentários: