terça-feira, 26 de fevereiro de 2008
Região Demarcada do Douro
O Douro Vinhateiro, ou Região Demarcada do Douro é uma região demarcada em Portugal para a produção vinícola instituída em Setembro de 1756 por alvará de D. José I.
Parte da região foi classificada como Património Mundial da UNESCO em Dezembro de 2001, sob o nome de Região Vinhateira do Alto Douro.
O conceito jurídico de região demarcada deve-se ao Marquês de Pombal, com a criação da primeira delimitação no Mundo de uma região vitivinícola, no século XVIII, em Portugal — a Região Demarcada do Alto Douro. As regiões demarcadas são, portanto, zonas de lavoura estanques, abrangidas por legislação especial para defesa e promoção da produção vinícola inconfundível de cada uma delas.
Apesar do reconhecimento nacional e internacional dos últimos anos quanto à excelência da paisagem da região demarcada mais antiga do Mundo (RDD), o Douro continua a ser uma das regiões menos desenvolvidas do país.
Segundo dados compilados pelo investigador da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Luís Ramos, "nos últimos 40 anos, os 21 municípios que constituem a RDD perderam entre 30 e 50% da sua população. Os últimos censos apontam uma população que ronda os 256 mil habitantes, numa superfície de 4481 quilómetros quadrados. Cerca de um terço da população activa continua a trabalhar na agricultura e o índice do poder de compra mantém- -se nos mais baixos, atingindo apenas 65% da média nacional. A Região Demarcada do Douro foi instituída em 1756 pelo Marquês de Pombal e estende-se por 250 mil hectares. Apenas 43 mil estão ocupados com vinhedos. No ano passado, o volume de negócios de vinhos da região foi de 360 milhões de euros e o número de turistas atingiu 115 700, só no que diz respeito à navegação fluvial.
Etiquetas:
Trabalho realizado por Carlos Ferreira n.º 3
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário