terça-feira, 27 de maio de 2008

Visita da escritora Ana Macedo à Escola E.B. 2,3 do Pinhão


No passado dia 19, recebemos na nossa escola uma escritora. O seu nome é Ana Macedo. A visita dela foi muito importante para todos nós. Não só porque nos cativou mas também porque nos transmitiu a mensagem da maneira que nós mais gostamos, através do computador.
É uma rapariga jovem, simpática e muito inteligente. Aprendeu a ler com 3 anos, pois desde logo adquiriu contacto com os livros. Contagiou-nos com a sua simpatia e bem estar. Veio falar-nos da importância de lermos e escrever-mos. E acho que conseguiu, falo por mim, contudo, eu já gostava de fazer as duas coisas.
O seu primeiro livro foi escrito dos 14 para os 15 anos, dando-lhe o nome de "Lágrimas coloridas", contudo já tem um mais recente, denominado de "Sem pecados na culpa".Podemos ve-la em baixo acompanhada pelos seus dois, e únicos, livros. Aproveito para dizer que a editora que lançou Ana Macedo no mundo da escrita foi a "Gailivro".

A Origem dos Jogos Olímpicos


Os antigos gregos não tinham fim de semana de lazer, eles trabalhavam todos os dias, excepto nos mais de 50 feriados religiosos e eventos desportivos, onde destacavam-se os Jogos Olímpicos ou Olimpíadas. Originalmente conhecidas como Festival Olímpico, faziam parte dos quatro grandes festivais religiosos pan-helénicos celebrados na Grécia Antiga e eram assistidos por visitantes vindos de todas cidades-estado que formavam o mundo grego. Os demais festivais eram o Pítico, O Ístmico e o Nemeu.
Sediado na cidade de Olímpia, em homenagem a Zeus (deus supremo da mitologia grega), o festival Olímpico era muito antigo, mas foi a partir de 776 a C. (data da fundação dos jogos) passou a ser feito um registro ininterrupto dos vencedores. Sabe-se que no dia marcado para o evento, uma forte chuva desabou sobre Olímpia, limitando as competições a uma corrida pelo estádio. Registrou-se assim, a primeira notícia de um campeão olímpico. Tratava-se do cozinheiro Coroebus de Elis, vencedor da corrida de 192,27 metros.
Os diversos jogos eram dedicados a deuses diferentes, realizando-se nos recintos dos santuários ou próximo dos mesmos:
Píticos, em honra de Apolo, realizavam-se em Delfos e os Ístmicos, em honra de Posídon, realizavam-se em Corinto; os Nemeus, em Nemeia, honravam Zeus.


Nos jogos Píticos, os atletas recebiam coroas de loureiro como prémio; nos Nemeus, os prémios, eram ramos de aipo; nos jogos Ístmicos, os vencedores recebiam ramos de pinheiro. Os ramos de oliveira, eram o prémio dos vencedores olímpicos.

Os jogos olímpicos, na Antiguidade Clássica, incluíam uma enorme variedade de eventos desportivos. Muitos destes são os antecessores dos jogos olímpicos modernos. Os jogos olímpicos da Antiguidade, eram os seguintes: - Box – Luta Livre (os combates são brutais e não se tomam precauções para evitar os ferimentos)- Lançamento de Disco ( de pedra polida ou metal)- Remo- Pentatlo (compreende cinco provas: dardo, disco, salto em comprimento, luta e corrida)- Salto- Corrida ( os concorrentes, sem sapatos e com o corpo untado, tomam lugar numa linha de partida de pedra- Pankration (luta similar ao boxe, são permitidos todos os golpes, incluindo o estrangulamento)- Corridas Equestres (nestas corridas não há obstáculos, o cavaleiro apeia-se e conduz o cavalo à meta)- Corrida de mensageiros e Trompeteiros.

Os Jogos Olímpicos

Os Jogos Olímpicos compõem um evento desportivo que ocorre a cada quatro anos, após o período dão Olimpíada, e que reúne atletas de quase todos os países do mundo, para competirem em várias categorias de desporto como, por exemplo, o Atletismo, Natação ou a Ginástica.
Aos três primeiros classificados de cada prova, são atribuídas medalhas de ouro (primeiro classificado), prata (segundo classificado) e bronze (terceiro classificado).
O período decorrido entre duas edições dos Jogos Olímpicos chama-se Olimpíada.
Os primeiros Jogos realizaram na Grécia Antiga no ano 776 a.C, como uma importante celebração e tributo aos deuses. Tendo sido proibidos pelo imperador cristão Teodósio I em 393 da era actual, por serem uma manifestação do paganismo.
Descrição do símbolo dos jogos olímpicos:
· Azul: Europa
· Amarelo: Ásia
· Preto: Africa
· Verde: Oceânia
· Vermelho: América